WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Adubação orgânica nutre plantas e reaproveita resíduos

A adubação pode ser feita com composto, esterco, fertilizantes líquidos e biofertilizantes

É importante estar atento para a procedência dos resíduos utilizados na adubação.

A adubação orgânica é feita com o uso de vários tipos de resíduos, dentre eles, os de origem animal, vegetal e agroindustrial. É importante estar atento para a procedência dos mesmos. Uma forma de  certificar-se de que não estão contaminados, é empregando sistemas de compostagem no processo produtivo.

No curso Cultivo Orgânico de Hortaliças, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor Jacimar Luiz de Souza explica que “a compostagem, além de promover a higienização da matéria orgânica, permite obter um produto parcialmente mineralizado, de maior eficácia na nutrição das plantas em sistemas orgânicos”.

O adubo é resultado da compostagem de resíduos vegetais e animais, por meio do processo de decomposição aeróbica, que promove a degradação desses em húmus. É obtido com o tratamento de palhas, estercos e outros resíduos orgânicos, que permitem decompor mais rapidamente os materiais.

Podem também ser utilizados fertilizantes orgânicos líquidos, aplicados via solo, irrigação ou em pulverização. “Nesse caso, destaca-se o chorume, preparado com uma parte de composto curtido para duas partes de água”, completa o professor, pesquisador da Incaper -  Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural.

Estercos gerados na propriedade ou originados de fontes conhecidas podem ser utilizados diretamente como adubo orgânico, sem sofrer o processo de compostagem. Outra forma de adubação é o uso do biofertilizante líquido, preparado à base de esterco fresco e água, na proporção  de um para um, fermentado de maneira aeróbica em bombonas plásticas.

Curso CPT - Cultivo Orgânico de Hortaliças

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?