
O uso do potássio traz para a planta a predisposição para aumento da resistência ao ataque de pragas e doenças, à seca e ao pisoteio.
Para a boa manutenção dos jardins, a fertilização deve ser cíclica e feita aplicando-se os macro e micronutrientes por meio de adubação em cobertura ou pulverização foliar. Isso é realizado para suprir permanentemente as necessidades nutricionais das plantas durante todo o seu ciclo anual.
Nessa atividade podem ser utilizados tanto adubos químicos quanto orgânicos. Não existe um que seja considerado mais eficiente, por isso, dê preferência a ambos, uma vez que a presença de um complementa a ação do outro.
Ao contrário do que muitos pensam, os gramados também precisam de adubações periódicas. O professor Eduardo Elias Silva dos Santos, especialista em plantas ornamentais, jardinagem e paisagismo, explica que para o paisagismo, pode-se aplicar 40g/m² de NPK 10-10-10, quatro vezes por ano. “Essa prática deve ser feita de dois em dois meses, tendo início em setembro e terminando em março. O composto deve ser espalhado homogeneamente sobre toda a superfície do gramado”, diz no curso Treinamento de Jardineiro, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Outra indicação de adubação é com o princípio da primavera. “A quantidade de NPK se modifica para 20g/m² de 20-05-20 e, mudando para 5-10-20 no final do verão. Aplique distribuindo o adubo a lanço e irrigue para que a água solubilize o fertilizante e retire as substâncias que poderiam queimar as folhas”, acrescenta o professor com formação em engenharia florestal.
Nos gramados esportivos, como campos de futebol, as adubações devem ocorrer em pequenas doses e mais frequentemente, diminuindo as possibilidades de fitotoxidez, além de fazer frente à lixiviação.
O uso do potássio traz para a planta a predisposição para aumento da resistência ao ataque de pragas e doenças, à seca e ao pisoteio. Já o nitrogênio em excesso tem efeito inverso, mas, quando usado adequadamente dá cor, promove a brotação e o crescimento do gramado.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Edmar Junqueira
30 de out. de 2019No meu trabalho, tem um campo de futebol com grama batatais e gostaria de uma orientação de que tipo de adubo é o mais indicado. E quantas vezes é necessário a adubação anual para um bom resultado.

Resposta do Portal Cursos CPT
30 de out. de 2019Olá, Edmar
Como vai?
Nesse caso, é importante que você procure em sua cidade para orientá-lo de forma mais eficiente.
Atenciosamente,
Erika Lopes

Ademir da Silva
15 de dez. de 2015Boa tarde, tenho 4 campos de futebol suíço, (grama natural - Esmeralda), cada um com a metragem de 45m2 x 65m2 = 2925m2 cada um, gostaria de saber, a quantidade de adubo que jogo em cada campo, e a frequência anual, informa ainda que todos os campos tem o sistema de irrigação automatizada, além de um poço artesiano que tenho em minha chácara. Só para finalizar, eu joguei a cerca de 1 semana , em media 1 saco e meio em cada campo, agora gostaria de saber, como, e em quanto tempo ele vai ficar verdinho e bem enrraizado , aguentando assim o pisoteio . Abraços e agradeço me responderem....

Resposta do Portal Cursos CPT
16 de dez. de 2015Olá, Ademir!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Seria interessante consultar um paisagista da sua região para que o mesmo posso estabelecer corretamente uma tabela de adubação.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Sildomar
29 de nov. de 2015Sou jardineiro e quero dicas e nomes de adubos para recuperaçao de gramados obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT
30 de nov. de 2015Olá, Sildomar!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Existem substratos próprios que você pode encontrar em lojas especializadas em produtos para jardinagem.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Pregentino Severino de Souza Neto
26 de jun. de 2012Gostei das informações e tirei algumas dúvidas sobre adubação de gramados.

Resposta do Portal Cursos CPT
27 de jun. de 2012Olá, Pregentino!
Que bom que gostou da notícia!
Não deixe de acessar o site para conferir as novidades em sua área de interesse.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos.