Uma pesquisa das Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), em parceira com o pecuarista José Henrique Barros, gerente de sustentabilidade da Associação Brasileira dos Criadores de Zebus (ABCZ), pretende desenvolver a pecuária leiteira a partir da produção orgânica. O projeto pretende implantar ações sustentáveis para a produção de leite orgânico das raças zebuínas.
Entre as ações propostas no estudo está a capitação de água das chuvas e a utilização de energia solar e energia eólica. A água seria aproveitada para lavar os animais, o curral e a sala de ordenha. A energia alternativa pode ser convertida em elétrica, usada para abastecer o curral.
José Henrique Barros afirmou que já existe um projeto piloto na sede da ABCZ em Uberaba para a capitação e a reutilização de água da chuva. Ele acredita que o projeto da FAZU pode seguir os mesmos moldes.
As obras do curral para abrigar as matrizes da raça gir devem terminar no final do mês que vem. Antes de começarem, houve seleção das áreas de pastagem e das destinadas para a agricultura. As pastagens foram reformadas, com tratamento do solo, plantio de sorgo para silagem, plantas medicinais, horta, pomar, cana-de-açúcar, capim, mandioca e café para fazer barreira sanitária.
O projeto pretende estimular e desenvolver a pesquisa experimental e a difusão de tecnologias para o sistema de produção de leite orgânico. As fêmeas da raça gir serão alimentadas e passarão por manejo conforme a legislação para a produção de leite orgânico.
Nesse sistema não podem ser usados hormônios, vermífugos, estimulantes de apetite, antibióticos, ureia e outros aditivos. O pecuarista também deve assumir o compromisso de preservar o ambiente e proporcionar boas condições de trabalho aos funcionários.
Por: Maria Clara Corsino.
Pensando em você, cliente CPT, o Centro de Produções Técnicas disponibiliza gratuitamente um manual prático com curiosidades e características do gado zebu e suas principais raças: Nelore, Gir e Guzerá.
Portanto, não perca tempo!

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.