WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Abelhas podem indicar poluição ambiental

Produtos dos insetos podem ajudar a detectar áreas poluídas

 

As abelhas carregam resíduos de contaminantes para os produtos delas, como o mel e o própolis.

As abelhas carregam resíduos de contaminantes para os produtos delas, como o mel e o própolis. Foto: Brownsing deviantART.

As abelhas possuem grande relevância comercial, por causa da produção de mel, pólen, cera e própolis. Mas, estes insetos também têm grande importância ambiental. Uma pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) descobriu que elas são boas para indicarem a presença de poluentes.

A pesquisa foi realizada pela bióloga Talita Antônia da Silveira, participante do Programa de Pós-Graduação em Entomologia. O objetivo foi averiguar se o pólen coletado pelas abelhas poderia ser usado como bioindicador de poluição do ambiente. Para isso, foram usados insetos da espécie Apis mellifera, a mais comum no Brasil.

A pesquisadora explica que as abelhas voam em volta da região onde vivem, à procura de água e pólen. Nesse processo, elas acabam carregando muitos poluentes encontrados pelo caminho. Assim, eles vão para o mel, a cera e o própolis. Desse modo, os produtos apícolas servem como um medidor de poluição de uma área.

Talita destaca que o experimento pode ser usado para monitorar a poluição e assim contribuir para a preservação do ambiente, tanto em áreas urbanas quanto em áreas rurais ou silvícolas. No entanto, ela afirma que os resultados podem variar conforme a época do ciclo das abelhas ou de acordo com as características climáticas e físicas da área monitorada. Mas, de qualquer modo, mesmo com resultados relativamente diferentes, o estudo dos produtos apícolas serve como indicativo de poluição.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?