WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Abelhas aumentam produtividade da cultura do morango no RS

Polinização ajuda a reduzir as perdas com frutos deformados

 

As abelhas fazem a polinização, evitando a deformação dos morangos.

As abelhas fazem a polinização, evitando a deformação dos morangos. Foto: Flickr.

Um estudo realizado pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Sul (Fepagro) comprovou o aumento da produtividade nas plantações de morango no estado devido à polinização de abelhas nativas. O resultado foi publicado na última edição da Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A abelha comum (Apis mellifera) foi substituída pela mirim (Plebeia nigriceps), que é natural do estado e não possui ferrão. De acordo com a pesquisadora Sídia Witter, o resultado do trabalho mostrou a importância do uso de abelhas para a agricultura familiar no Rio Grande do Sul. Ela afirma que grande parte da aplicabilidade das abelhas está na polinização e não na produção de mel.

Sídia faz parte de um projeto financiado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O projeto pretende desenvolver a restauração, a conservação e a sustentabilidade do uso de polinizadores na agricultura.

O estudo começou com o cultivo dos morangos em estufas, no período de agosto a novembro de 2007, na Estação Experimental da Fepagro Saúde Animal, em Eldorado do Sul. De acordo com a pesquisadora, o aumento da produtividade acontece por causa da redução da autopolinização dos frutos. Esse processo causa a deformação e a consequente perda dos morangos. Já as abelhas fazem a polinização cruzada, que provoca a variedade genética.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!