
Incentivados pela grande procura, a odontologia veterinária, principalmente aquela direcionada aos equídeos, está cada vez mais cobiçada por veterinários em todo o país. Devido a diversos fatores que favorecem a criação, o Brasil possui milhares de haras constituídos das mais diversas raças e, consequentemente, valores. Além disto, todo cavalo doméstico, mais cedo ou mais tarde, terá problema com os dentes, o que viabiliza investir na saúde bucal dos cavalos.
Tal qual os seres humanos, não são poucos os tormentos sofridos pelos equinos quando seus dentes encontram-se em condições precárias. Além da intensa dor de dente, a boca machucada faz com que os cavalos parem de comer, percam peso, enfraqueçam, fiquem com aparência de animais velhos e morram. Para os criadores o prejuízo chega a ser incalculável, principalmente quando têm afeto pelos animais.
Pioneiro da odontologia veterinária no Brasil, Dr. Marco Antônio Gioso diz ser esta, atualmente, uma especialidade muito requisitada entre os estudantes de medicina veterinária e pode ser dividida em três grandes áreas: cavalos, cães e gatos e animais silvestres. O investimento inicial para a instalação de um consultório dentário para animais é muito alto. No entanto, com profissionalismo e dedicação o profissional rapidamente consegue clientela, pagando todo o investimento.
O resultado do tratamento? Este é impressionante. Após o tratamento, os cavalos recuperam todo o seu vigor, enchendo seus donos de felicidade. Além disto, exibir um animal sadio, de boca saudável, para compradores e concorrentes, além de agregar valor ao animal, não tem preço para os criadores.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: G1/Globo Rural
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.