Originário da Índia, o nim está se tornando muito popular no Brasil. Na agricultura, ele é usado como repelente, fungicida e pesticida, além de servir como uma boa fonte de nutrientes. Por isso, é muito empregado na agricultura orgânica, em substituição a agrotóxicos e fertilizantes. No entanto, o nim pode ter mais utilidades, inclusive para os seres humanos.
A planta é usada tanto na medicina popular quanto na Ayurveda, um tipo de tratamento homeopático no qual o nim é o principal componente. Ele é usado na prevenção e no controle de doenças como o diabetes, a hipertensão, o colesterol, o reumatismo e a enxaqueca. Ajuda a controlar a insônia e a dormir melhor. Também é usado para o tratamento de infecções e para reprimir ataques de vírus, fungos, protozoários e vermes.
Além dos efeitos terapêuticos, o nim possui funções estéticas. Por ser antioxidante e cicatrizante, ajuda a melhorar a aparência da pele, combatendo e tratando a acne. Além disso, é um ótimo auxiliar para a redução de celulite, de gordura localizada e na perda de peso.
Por todos esses efeitos, o óleo de nim tem sido muito adotado na indústria cosmética, como ingrediente para xampus, condicionadores, hidratantes, cremes antienvelhecimento e até como conservante natural desses produtos. Mesmo com tantos benefícios, é muito importante consultar um médico antes de começar a usá-lo, principalmente para saber a dosagem correta e possíveis contraindicações.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Amauri
9 de mai. de 2017Muito bom, obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT
9 de mai. de 2017Olá Amauri,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos