
Graças ao Decreto de Lei nº 48.630, de 1960, assinado pelo presidente Juscelino Kubitschek, em comemoração aos 100 anos do Ministério da Agricultura, todos os anos, no dia 28 de julho, comemoramos o Dia do Agricultor. A data celebra a importância dos agricultores para o crescimento econômico do país e para a sociedade. Além da produção de alimentos, as atividades desenvolvidas por esse profissional geram matéria-prima para a fabricação de inúmeros produtos essenciais à comunidade.
Considerada uma das profissões mais antigas da humanidade a agricultura tem mudado o mundo há mais de 10 mil anos – desde o período Neolítico. Com o passar dos séculos, o agricultor desenvolveu técnicas que possibilitou o avanço da agricultura como a conhecemos hoje – em especial, a mecanização no campo – responsável pelo aumento na produtividade e geração de alimentos. Na verdade, este foi um grande passo para o Brasil se tornar o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, café, cacau, laranja, soja e feijão.
Atualmente, conscientes de seu papel na preservação do meio ambiente, muitos agricultores tornam a terra fértil e produtiva, resguardando os recursos naturais. Principalmente os que trabalham com a agricultura orgânica – que leva aos consumidores alimentos saudáveis e de qualidade – livres de agrotóxicos e aditivos químicos. “Na agricultura natural, o produtor se fundamenta no emprego de tecnologias alternativas, que tiram o máximo proveito da ecologia e dos recursos naturais locais, em obediência às leis da natureza”, afirmam Kunio Nagai, Newton S. Miyasaka e Shiro Miyasaka, professores do Curso a Distância CPT Agricultura Natural, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.
Há também os agricultores que produzem matéria-prima para fabricação de biodiesel. Do mesmo modo que os agricultores orgânicos, o objetivo é respeitar o meio ambiente acima de tudo. Em outras palavras, ao produzirem mamona, girassol, pinhão-manso, soja, cana-de açúcar – fontes de combustíveis renováveis, os produtores reduzem as pegadas de carbono no planeta. Ou seja, esta é mais uma vez o agricultor construindo um novo caminho para a agricultura e mudando o futuro do homem no campo e da sociedade.
Tamanha é a importância de se comemorar o Dia do Agricultor, que o Grupo CPT vem homenagear esse valioso personagem do meio agrícola. Parabéns a todos os agricultores do país!
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Globo Rural e Brasil Escola.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Paulo Sousa
22 de abr. de 2018Este site é muito importante tendo em conta a qualidade e a tipologia dos temas que aqui são discutidos e partilhados para o engradecimento dos conhecimentos agro técnicos e para o bem da agricultura

Resposta do Portal Cursos CPT
23 de abr. de 2018Olá Paulo,
Agradecemos o seu comentário.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos