
Você já deve ter ouvido falar dela ou lido esse nome no rótulo de algum produto para cabelo. A queratina está presente em diversos deles, como xampus, condicionadores, hidratantes capilares e cremes sem enxágue. Mas, por que ela é tão comum nesses produtos e tão querida pelos cabeleireiros?
A queratina é uma proteína que compõe cerca de 80% da fibra capilar. Ela é formada por 15 aminoácidos diferentes, que juntos dão força, resistência e vitalidade aos cabelos. São elas também que determinam a estrutura dos fios, pois nos lisos elas são dispostas de maneira uniforme e nos crespos elas são irregulares.
A reposição de queratina é importante, porque as agressões sofridas por processos químicos ou até por agentes naturais, como o sol, o vento e a poeira, podem causar danos graves aos fios. A queratina é desgastada, deixando os cabelos com aquele aspecto danificado, seco, sem vida e sem brilho.
Para recuperar os fios com a queratina, o modo mais comum é usando produtos com boas doses dela. Ao ser aplicada, ela adere aos fios de modo natural. Os xampus e condicionadores possuem uma quantidade menor e podem ser usados diariamente. As ampolas e os hidratantes são mais concentrados, por isso devem ser usados uma vez por semana. Mas, se os fios estiverem muito danificados, o melhor tratamento é a cauterização, principalmente para os cabelos crespos.
A cauterização deve ser feita apenas por profissionais, pois se executada de maneira incorreta pode queimar os cabelos. No salão, primeiro, o cabeleireiro passa um xampu especial para abrir as escamas. Em seguida, é aplicada uma camada generosa de queratina e o cabelo é escovado. Depois, é passada uma chapa bem quente para selar de vez a queratina nos fios.
Não é um processo de alisamento, mas deixa os cabelos mais macios, hidratados e completamente renovados. É preciso retocar sempre que necessário.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Salão de Beleza.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.