WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

A desaposentadoria no cenário político e social do Brasil

Caso o projeto de desaposentadoria seja aprovado, aposentados poderão pedir um reajuste em seus benefícios

Dados do INSS apontam que mais de 70 mil ações de “desaposentadoria” encontram-se no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF) para serem analisadas e reajustadas. Foto: Reprodução

Dados do INSS apontam que mais de 70 mil ações de “desaposentadoria” encontram-se no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF) para serem analisadas e reajustadas. Foto: Reprodução

O velho tema da “desaposentadoria” volta a ser discutido tanto no âmbito da Previdência Social quanto em todo o cenário nacional. Caso este projeto seja aceito, o aposentado que estiver inativo terá a chance de voltar a trabalhar a fim de aumentar o valor de seu benefício que será recebido no futuro. Além disso, aqueles que são aposentados, mas que continuam trabalhando e contribuindo com a Providência, poderão ter um reajuste em suas antigas aposentadorias, com base na nova contribuição ao INSS.

Dados do INSS apontam que mais de 70 mil ações de “desaposentadoria” encontram-se no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF) para serem analisadas e reajustadas. Estes dados apontam também que há uma estimativa de 500 mil aposentados ativos, que continuam contribuindo com a Previdência Social e que pedem um novo cálculo em seu benefício.

A polêmica que se instaura acerca deste projeto é que, caso ele seja aprovado, haverá um impacto nos cofres da Previdência Social estimados em cerca de R$70 bilhões. A proposta foi aprovada por uma comissão do Senado, de forma terminativa, ou seja, poderia seguir direto para a Câmera dos Deputados, sem que houvesse necessidade de plenária. No entanto, o Governo apresentou um recurso à comissão. O Governo Federal quer barrar este projeto a qualquer custo, devido ao rombo que ele causaria aos cofres públicos, e vem mobilizando toda a sua base para que este projeto não seja aprovado.

Embora haja esse impasse do Governo, já é possível ficar sabendo de algumas ações de aposentados ganhas na justiça. Para estes casos isolados, especialistas aconselham aos interessados a entrar na justiça que antes estudem seu caso. Além disso, alertam aquelas pessoas que são aposentadas, mas que continuam trabalhando com “bicos” e que, ao fazerem os cálculos, podem perceber que a mudança não valerá à pena.  

Para dar entrada com pedido de “desaposentadoria”, o aposentado deverá consultar um especialista de sua confiança para analisar seu caso e prosseguir com a ação. Para isso, é preciso contar com alguns documentos: carta de concessão ou número do benefício; todas as carteiras de trabalho (CTPS); guias ou carnês de recolhimento (para autônomos); RG; CPF; e comprovante de residência. Quanto à resposta, esta dependerá dos cálculos e do estudo que será feito para cada caso. Também serão levados em consideração tempo e valor de contribuição.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?