WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

A batalha do fluxo de caixa

O empreendedor sabe que o sucesso do fluxo de caixa deve ser o principal objetivo para o bom andamento da empresa

 

Plano de Negócios, instrumento simples que visa estruturar as principais concepções e alternativas para uma análise correta da viabilidade das mudanças.

 

“Vamos cortar os custos!”, quando o chefe já começa com essa expressão é comum que seja diagnosticada a doença conhecida como Síndrome do Torniquete. O sintoma é simples: o fluxo de caixa mostra mais saídas que entradas. Diante de uma crise financeira, é claro que é preciso se preocupar com os custos da empresa e se planejar para a redução dos mesmos.

Mas, nesse caso, o que acontece é uma extrema miopia. A maioria das empresas com problemas financeiros se concentram apenas no corte das despesas. Perguntas simples são esquecidas, como por exemplo:

1.    A empresa trabalha com um produto/serviço que as pessoas desejam adquirir?

2.    É preciso modificar algo no produto/serviço para que as pessoas voltem a procurá-lo?

3.    Os distribuidores, representantes têm treinamento adequado e estão motivados à comercializar os produtos/serviços?

Muitas outras perguntas poderiam ser levantadas, mas as empresas em crises financeiras só pensam nas saídas e se esquecem das entradas. Não se lembram de todo o mercado que a empresa tem potencial para conquistar.

Para o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, no curso Administração Financeira na Pequena Empresa elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, “as estratégias básicas que são empregadas pelas empresas na administração de seu caixa são, retardar, tanto quanto viável, o pagamento de duplicatas, sem prejudicar o conceito de crédito da empresa, aproveitando, porém, quaisquer  descontos financeiros favoráveis. Girar os estoques com a maior rapidez, evitando falta de estoques que podem resultar na interrupção na linha de produção ou numa perda de vendas e receber, o mais cedo possível, as duplicatas a receber sem perder vendas futuras, devido as técnicas severas de cobranças”.

O planejamento é a metodologia chave para o sucesso de qualquer empreendimento. Dentro dele destaca-se o plano de negócios, um instrumento simples que visa estruturar as principais concepções e alternativas para uma análise correta da viabilidade das mudanças nos negócios. Isso proporciona para a empresa uma avaliação antes de colocar em prática a nova ideia, reduzindo, assim, as possibilidades de se desperdiçarem recursos em um negócio inviável. Também pode ser utilizado para solicitar empréstimos e financiamentos.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!