WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ética profissional no serviço das empregadas domésticas

A empregada deve cultivar valores como lealdade, honestidade, respeito, dignidade e sinceridade

As empregadas domésticas precisam ser discretas, pontuais, honestas e sinceras.

As empregadas domésticas precisam ser discretas, pontuais, honestas e sinceras.

Um funcionário, independente da sua área de atuação, deve gostar do que faz e dedicar-se ao trabalho. Nota-se isso em pessoas que buscam sempre o aperfeiçoamento e o bom relacionamento com os colegas e superiores. Para ser um bom profissional, é importante, além da vontade de aprender, uma boa formação educacional e moral.

Essas são características avaliadas no perfil da empregada doméstica. Como trabalha mergulhada na intimidade de seus patrões e conhece a rotina e o hábito deles, ela deve possuir uma excessiva ética profissional. Afinal, a secretária, como é denominada atualmente, devido ao tempo em que passa na casa, torna-se membro da família e sabe detalhes e particularidades sobre as atitudes e personalidade de cada morador.

Para a economista doméstica, Maria Terezinha Lopes de Freitas, a empregada deve cultivar valores como lealdade, honestidade, respeito, dignidade e sinceridade. No curso Treinamento de Empregada Doméstica, coordenado pela economista e elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, ela menciona algumas normas importantes. “A auxiliadora dos serviços domésticos deve ser muito discreta. Ela não deve, por exemplo, perguntar o preço das coisas compradas pelo empregador, nem interrompê-los em momentos de descanso ou nas áreas íntimas da casa, salvo em casos de extrema necessidade. Ao atender o telefone, sua atitude deve ser breve e objetiva, nada de ficar esticando conversas desnecessárias”, exemplifica a coordenadora.

Pesquisas mais recentes comprovam que o maior número de problemas no ambiente de trabalho doméstico ocorre pela falta de cumprimento dessas regras. Além dessas já citadas, a professora  Maria Terezinha menciona, no curso, a pontualidade, a utilização dos alimentos e objetos, os problemas pessoais, o uso de banheiros, a segurança e a produtividade.

A dica da professora é: pergunte sempre. “É melhor errar por excesso de cuidado e respeito do que pela falta. Seja discreto e use o bom senso em suas atividades”, ressalta Maria Terezinha.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

manzo passos

1 de jul de 2013

gostei da ideia de instruir profissionais tao importante para sociedade vocês estão de parabéns.

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de jul de 2013

Olá, Manzo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!