8 de março - comemore o Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de março foi instituído para mostrar ao mundo o importante papel da mulher na sociedade

Dia da Mulher

Séculos de luta em defesa da igualdade social, da liberdade de expressão e do direito ao voto. Décadas em busca de posições em cargos mais conceituados e melhores salários. De fato, as mulheres têm todo mérito para ter um dia só delas – um dia para celebrar força, resiliência e coragem para enfrentar desafios e abrir horizontes. Em torno do mundo, muitos foram os nomes que se destacaram, como a alemã Clara Zetkin, uma das primeiras mulheres a idealizar o Dia Mundial da Mulher.

No Ocidente, a comemoração do Dia Internacional da Mulher se estendeu do início do século até a década de 20. Décadas se passaram e, em 1960, as feministas reacenderam a chama do movimento em vários países do mundo. Após 15 anos, a Organização das Nações Unidas - ONU, estabeleceu 1975 como o Ano Internacional da Mulher. Já em 1977, a mesma entidade determinou que era necessário celebrar o Dia Internacional da Mulher para lembrar todas as suas conquistas sócio-político-econômicas.

Não apenas isso, 8 de março foi instituído para mostrar ao mundo o importante papel da mulher na sociedade. O objetivo principal da data é acabar com o preconceito e a desvalorização da mulher em muitas regiões do globo terrestre. Muitas mulheres ainda sofrem com a violência masculina, com a desigualdade na carreira profissional, com a baixa remuneração, além da dificuldade que enfrentam para conciliar a vida profissional com a pessoal – como cuidar dos filhos.

Segundo Maria Célia Orlato Selem, Mestra em Estudos Feministas pela Universidade de Brasília (Unb) e Doutora em História Cultural pela Universidade de Campinas (Unicamp), no Dia Internacional da Mulher, todos devemos nos mobilizar em busca de direitos iguais para homens e mulheres. Além disso, a data é o momento certo para abordar questões, como discriminação social  e violência contra a mulher - sendo ela moral, física ou sexual.

Importantes conquistas alcançadas em prol das mulheres na esfera mundial:

1865 - Na Alemanha, Louise Otto funda a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill reivindica o direito ao voto para as inglesas.
1869 - Nos Estados Unidos, é fundada a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres.
1870 - Na França, as mulheres ganham acesso aos cursos de Medicina.
1874 - No Japão, é inaugurada a primeira Escola Normal para moças.
1878 - Na Rússia, é fundada uma Universidade Feminina.
1893 - Na Nova Zelândia, graças à luta de Kate Sheppard, o país é o primeiro no mundo a conceder direito de voto às mulheres.
1932 - No Brasil, finalmente foi instituído o voto feminino.
1951 - Nesse ano, a Organização Internacional do Trabalho determinou os princípios gerais para a igualdade de remuneração entre homens e mulheres no exercício da mesma função.

Por Andréa Oliveira.
 
Fontes: Nova Escola, Sua Pesquisa e Wikipédia.
Confira os Cursos CPT a Distância da Área Casa Prática.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Mais Notícias sobre diversas áreas do conhecimento

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade