
O tema de hoje é “Solos e pulsos: uma simbiose para a vida”. Mas por que ele está sendo abordado nessa data, 05/12/2016? Porque hoje é o dia mundial do solo. A data foi criada em 2002 pela IUSS - União Internacional de Ciências do Solo, mas só foi oficializada em 2013, com a aprovação da Resolução nº 68/232 na Assembleia Geral das Nações Unidas. O objetivo é conscientizar a população mundial sobre a importância do solo e sua preservação. Afinal ele é um recurso natural de extremo valor para produzir alimentos.
Além de ser fonte essencial para a produção de alimentos, o solo protege as águas subterrâneas e superficiais, sustenta edificações, garante o ciclo hidrológico, reduz o impacto nas mudanças climáticas, forma a agroenergia, além de garantir a preservação da biodiversidade. Portanto, trata-se de um recurso que merece sua exploração de forma sustentável. De modo idêntico, devemos lutar para que não ocorra a sua poluição, pois solo é vida!
Na verdade, a sustentabilidade dos solos resulta em inúmeros benefícios à humanidade e ao planeta. Quando o solo é utilizado de forma correta e consciente, ele permanece saudável e fértil para garantir aos habitantes do mundo alimento farto e rico. Enfim, o manejo sustentável do solo garante segurança na produção de alimentos em escala mundial, assim como promove estabilidade aos ecossistemas do planeta.
Sendo assim, é preciso adotar tecnologias de produção favoráveis à conservação do solo para que não ocorra a sua degradação nem a desertificação de várias regiões do globo terrestre. Esta é a linha principal da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação em países espalhados pelo mundo – principalmente os que sofrem seriamente com a escassez de chuva. E nós devemos segui-la para salvaguardar esse recurso natural indispensável aos seres humanos.
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Calendarr.
Confira os Cursos a Distância da Área Meio Ambiente.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.