Os processos seletivos atuais levam em consideração diversos fatores, uma vez que a concorrência está cada vez maior. A empresa de consultoria Nube realizou um estudo com mais de 4 mil candidatos a estágios. O levantamento mostrou que 62% são eliminados por algum motivo. O principal deles são os erros na escrita, que reprovam 40%.
Os erros de português de um modo geral são os mais responsáveis pela eliminação, mas não são os únicos. Segundo o estudo, 21% dos candidatos são eliminados por falta de raciocínio lógico. Esses testes são muito usados pelas empresas, mas muitos estudantes não acertam por não entenderem as questões.
O uso de roupas inadequadas e a falta de higiene eliminam até 7% dos candidatos. Outros apresentam problemas de comunicação e até de comportamento. Falar ao celular, dormir na sala de espera e mascar chiclete são alguns dos erros comportamentais mais comuns apontados pela pesquisa.
A falta de preparo é ruim para os estudantes e também para as empresas. Muitas não conseguem preencher as vagas. Por isso, algumas têm buscado preparar os próprios funcionários e estagiários. Além da capacitação profissional, eles destacam que a preparação pessoal também é muito importante.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Maria Eduarda de Souza Roncete
1 de abr. de 2018Qual a data de publicação da reportagem?

Resposta do Portal Cursos CPT
2 de abr. de 2018Olá Maria Eduarda,
O artigo foi publicado no dia 14/06/2012.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos