
Referências históricas de pescadores vêm dos primórdios – inclusive em muitas parábolas da Bíblia. Não podemos nos esquecer dos achados arqueológicos em todo o mundo, com utensílios e imagens retratando a pesca nas tribos e comunidades antigas. Portanto, esta é uma das atividades mais antigas da humanidade – com importância histórica, social e econômica. E o pescador desempenha papel indispensável enquanto profissional.
Por tais motivos, hoje, dia 29 de junho, comemoramos o Dia do Pescador – personagem de grande sabedoria, que tira o sustento dos rios, lagos e mares – com respeito e consciência, pois conhece a natureza e suas particularidades. Sua aprendizagem popular – passada de geração para geração, fez com que o pescador se tornasse um grande conhecedor da lua e sua influência nas marés. Assim, sabe quando o dia é bom para a pesca e quando não é tão propício.
Infelizmente o trabalho dos pescadores que sustentam suas famílias com a pesca está em séria e contínua ameaça: com a pescaria predatória e os pescadores sem licença nem consciência ambiental. Muitos deles pescam além do limite permitido, pescam no período da piracema, pescam com meios que prejudicam o habitat dos peixes. Outros não respeitam os rios e lagos poluindo suas águas e acabando com a vida existente neles.
Por isso, que no dia de São Pedro (29/06) - padroeiro dos pescadores, todos reconheçamos o valor desses trabalhadores e sigamos o exemplo de respeito ao meio ambiente. Essa é uma homenagem do Grupo CPT a todos os pescadores do país. Parabéns!
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.