WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

22 de março - Dia mundial da água

A água é fonte de vida e deve ser preservada

Apenas 0,008% do total de água no planeta é própria para consumo.

O dia mundial da água foi implantado pela Organização das Nações Unidas no ano de 1992, com o objetivo de promover reflexões sobre a necessidade da preservação dos recursos hídricos e gerar debates que levem à conscientização e elaboração de medidas práticas para a solução dos problemas que vêm comprometendo rios, lagos e mares. Nesta mesma data, foi divulgada a “Declaração Universal do Direito das Águas”, texto que sugere uma série de medidas a fim de despertar a consciência da população e dos governantes.

Nosso planeta tem 2/3 de seu total composto desse bem natural, porém apenas 0,008% é próprio para consumo e, infelizmente, esta pequena parte ainda sofre com poluição e degradação, causada pela ação irresponsável do homem em relação ao meio ambiente. Tal fato é preocupante, pois pode levar a escassez de água potável para grande parte da população mundial em um futuro não muito distante.

Uma das formas de melhorar a qualidade das águas é preservando suas nascentes. O Prof. Paulo Santanna e Castro, Doutor em Ciências Agronômicas, afirma no curso Recuperação e Conservação de Nascentes, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, que a preservação das bacias de cabeceiras deve ser iniciada o mais cedo possível, pois a maioria delas tem sido utilizada de maneira incorreta. “Esse uso de maneira inadequada vem afetando, de forma significativa, os processos hidrológicos, comprometendo a qualidade e a quantidade das águas que brotam de nossas nascentes”, diz.

A preservação das águas deve começar já nas nascentes.

Para comemorar essa data, faça a seguinte reflexão:

A Organização Mundial da Saúde afirma que uma pessoa precisa de cerca de 110 litros de água por dia para atender suas necessidades básicas de higiene, no entanto, no Brasil, o consumo médio é de mais de 200 litros diários.

* Um banho de ducha por 15 minutos consome 135 litros de água. Se o registro for fechado ao ensaboar e o tempo diminuído em 5 minutos, o consumo cai para 45 litros;

* Uma pessoa que escova os dentes por 5 minutos com a torneira aberta gasta 12 litros. Se molhar a escova e fechar o registro, gasta apenas ½ litro;

* Lavar a louça com torneira aberta por 15 minutos consume 117 litros. Se a torneira for fechada durante o uso do detergente, o consumo cai para 20 litros;

* A lavadora de roupas com capacidade para 5 quilos gasta 135 litros, portanto, só é recomendado usá-la quando se tem uma quantidade de roupas suficiente para enchê-la.

Pare, pense, aja. Faça algo para mudar a situação dos recursos hídricos no nosso Planeta Água.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?