A Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, as quais no mundo todo geram 100 milhões de empregos, ajudando a combater os problemas sócio-econômicos. 2012 também será o Ano Internacional da Energia Sutentável para Todos, pois ainda existe a necessidade de disseminar e incentivar o uso desse recurso, “cerca de 1,4 bilhão de pessoas não têm acesso a fontes modernas de energia”, declara as Nações Unidas.
No que diz respeito às cooperativas, o Ano Internacional tem o objetivo de promover o desenvolvimento sócio-econômico através das pequenas empresas e comemorar os bons resultados que essas organizações já têm alcançado. O ideal é que elas se multipliquem. De acordo com a ONU, as cooperativas estão ajudando a criar postos de trabalho em vários países.
O Brasil é um desses lugares onde esse efeito positivo é percebido. Aqui, “O cooperativismo vem conquistando espaços cada vez maiores, tanto no meio rural quanto no meio urbano, como alternativa de existência para pequenos produtores, pequenos empresários, categorias de profissionais e consumidores”, afirmam os engenheiros agrônomos Juvêncio Braga de Lima e Antônio Carlos dos Santos, professores do curso Gestão da Moderna Cooperativa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Quanto à energia sustentável, a iniciativa das Nações Unidas tem o intuito “de chamar a atenção para a importância de se aumentar o acesso à energia renovável em todas as partes do mundo”, informa a Radio ONU.
Em nosso país, por exemplo, uma fonte alternativa de destaque é a solar, pois "o Brasil possui a maioria do seu território (aproximadamente 90%) localizado na região do globo considerada de alto potencial de energia solar”, explica Evandro Sérgio Camêlo Cavalcanti, professor do curso Energia Solar para Aquecimento de Água, elaborado pelo CPT. Trata-se portanto de uma energia limpa que merece ações de incentivo que estimulem o uso dessa opção sustentável entre os brasileiros.
Por Luci Silva

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.