
O Dia do Comerciante é uma homenagem a José Maria da Silva Lisboa (Visconde de Cairu), nascido em 16 de julho de 1756. Considerado o patrono do comércio brasileiro, Lisboa foi responsável por abrir nossos portos ao mercado externo em 1808. Tamanha é a importância do Visconde para o desenvolvimento econômico do país que, em 1953, João Café Filho, presidente do Senado, oficializou a data comemorativa.
Muito antes da nossa expansão comercial, os navegantes fenícios já se mostravam como exímios comerciantes. Hoje, a profissão segue duas principais vertentes no mercado interno: o comércio varejista e o comércio atacadista. Independentemente desse aspecto, o comerciante faz a conexão entre produtor e consumidor para oferta de produtos e serviços. Para tal, ele deve apresentar habilidades em negociação.
O comerciante de sucesso deve dominar a arte de negociar, não apenas para obter lucros, como também atender, com excelência, às necessidades dos clientes. E isso “requer sensibilidade, criatividade, assertividade, capacidade de análise, além de compreensão das relações por meio de acesso a conceitos e técnicas”, destacam Nelson Fernandes Maciel e Raquel Carneiro da Silva, professores do Curso CPT a Distância e Online de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso.
A todos os comerciantes do país nossa singela homenagem! Parabéns pela marcante data!
Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Gestão Empresarial.
Leia o artigo "Como administrar pequenas e médias indústrias - contexto operacional da indústria."
Fontes: calendarr.com; portalsaofrancisco.com.br
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.