
No próximo dia 12 de outubro, comemoramos o dia do engenheiro agrônomo. Suas atribuições profissionais passaram a ser regulamentadas pelo Decreto nº 23.196, de 12 de outubro de 1933 do CONFEA. Dentre as inúmeras especializações, o agrônomo pode se aprofundar na área ambiental, gestão, agroindústria, entre outras. Profissional de suma importância para a economia nacional e para o desenvolvimento do país, nada mais justo do que essa singela homenagem.
Além de identificar e resolver problemas no setor agropecuário, o engenheiro agrônomo toma importantes decisões para operar, transformar e planejar sistemas agropecuários e agroindustriais com base na sustentabilidade. Sem a atuação desse profissional, não seria possível administrar os negócios no campo de forma produtiva e eficiente. Graças a ele, os produtores rurais usam métodos adequados de produção, para alcançar alta produtividade e obter produtos de qualidade para o consumidor final.
Com o avanço tecnológico das últimas décadas, a agricultura de precisão, o geoprocessamento, o georreferenciamento, entre outras tornaram-se ótimas ferramentas para facilitar a aplicação prática de todos os conhecimentos adquiridos pelo engenheiro agrônomo. O mesmo vale para a internet - “ferramenta que garante instantaneidade nas informações e facilita a tomada de decisão por parte do profissional”, afirma José Luis da Silva Nunes, Doutor em Fitotecnia.
Tamanho é o valor desse profissional que a data é comemorada há mais de 80 anos no Brasil. Por isso, mais um ano, o Grupo CPT vem parabenizar a todos os engenheiros agrônomos do país. Que esse dia seja produtivo e pleno de realizações!
Por Andréa Oliveira
Fontes: Agrolink e Wikipédia.
Confira os Cursos a Distância da Área Agricultura.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.