A publicidade se encarrega de tornar públicas ideias, ações, produtos ou serviços vinculados a uma marca ou empresa. Neste caso, o publicitário é o profissional da comunicação encarregado de planejar, coordenar e desenvolver campanhas publicitárias com o intuito de promover a ligação entre o meio empresarial e o público.
Portanto, o publicitário precisa pensar sempre à frente, prevendo e se antecipando às ações do mercado. Entender bem sobre transações financeiras, comunicacionais e de tudo um pouco que acontece no mundo da política, dos negócios, do comércio e do entretenimento.
A profissão foi regulamentada no Brasil no dia 18 de junho de 1965, com a lei nº4680. O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) foi criado em 1980 para fiscalizar e impedir a propaganda enganosa ou abusiva, assim como defender a liberdade de expressão na publicidade.
O publicitário pode trabalhar em agências, empresas públicas e privadas ou como profissional liberal. Profissionais formados em administração ou marketing também trabalham na área, mas a maior parte tem formação superior em comunicação social, único curso com habilitação para a área de publicidade e propaganda. Por sinal, os cursos se tornaram muito populares no Brasil, e o mercado tem crescido bastante e oferecido diversas oportunidades na área.
Neste dia 1º de fevereiro, Dia do Publicitário, o CPT – Centro de Produções Técnicas parabeniza a todos os publicitários por servirem de canal entre as empresas e o público, promovendo a comunicação e o entendimento entre eles.
Por: Maria Clara Corsino.

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.