
Hoje, 3 de outubro, comemoramos o Dia Mundial do Dentista, profissional responsável por nossa saúde bucal. Graças a ele, melhoramos nossa qualidade de vida assim como nossa autoestima. Antes do surgimento dessa profissão, as pessoas sofriam com terríveis dores nos dentes, além de apresentarem sérios problemas de mastigação. Felizmente, em 1840, nos Estados Unidos, foi inaugurada a primeira escola odontológica do mundo, a Baltimore College of Dental Surgery. A partir daí, os dentistas ganharam o mundo, cada vez mais, especializados e capacitados.
No Brasil, vinculado às faculdades de Medicina na Bahia e no Rio de Janeiro, o ensino de odontologia começou a ser oferecido aos jovens universitários em 1884. Entretanto, somente em 1966, a profissão foi regulamentada pela Lei nº 5081. Segundo a legislação, está apto a exercer a profissão de dentista todo o profissional habilitado em instituição oficial, portador de diploma registrado no Serviço Nacional de Fiscalização da Odontologia e inscrito no Conselho Regional de Odontologia.
“Da restauração dos dentes até o implante de próteses, são inúmeras as atribuições do dentista. Depende do tipo de especialização profissional. São dezenove áreas da Odontologia para o cirurgião-dentista buscar maior capacitação”, afirma Carolina Wolff Schwambach Gomide, professora do Curso a Distância CPT Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico, em Livro+DVD e Online, da Área Consultórios Odontológicos.
De acordo com a Legislação do Conselho Federal de Odontologia, cada profissional poderá se inscrever em até duas das dezenove especialidades a saber: endodontia, estomatologia, implantodontia, patologia bucal, periodontia, prótese bucomaxilofacial, prótese dental, radiografia/imagenologia dentomaxilofacial, saúde coletiva, cirurgia/traumatologia bucomaxilofacial, dentística restauradora, disfunção temporomandibular e dor orofacial, ortodontia, ortopedia funcional dos maxilares, odontologia do trabalho, odontologia para pacientes com necessidades especiais, odontogeriatria, odontopediatria e odontologia legal.
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Brasil Escola e Cursos CPT.
Confira o artigo "Como montar um consultório odontológico - aspectos favoráveis" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.