WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Uma Mente Brilhante

Foto: Cinema, história e educação

Baseado na vida do famoso matemático John Forbes Nash, Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind) é um drama de grande sucesso no cinema. Vencedor de 4 Oscars e indicado a outros 4, o filme coloca em evidência todos os pontos positivos e negativos que as pessoas consideradas geniais têm de enfrentar na escola, na faculdade, no trabalho e perante a sociedade diariamente.

Dotado de uma inteligência rara e impressionante, John Forbes Nash (Russell Crowe) é capaz de formular um complexo teorema matemático com apenas 21 anos de idade. No entanto, a genialidade do jovem acaba sendo um empecilho para que ele consiga ter uma vida normal.

Diante de crises alucinógenas constantes e da grande dificuldade em lidar com as pessoas, Nash é examinado por uma equipe médica cujo diagnóstico aponta que ele sofre de esquizofrenia.

Para o gênio da matemática, situações reais e imaginárias são bastante semelhantes, impossibilitando-o de distingui-las na maioria das vezes. Interessante é que, em algumas partes do filme, nem mesmo o espectador saberá se a situação é real ou fruto na mente perturbada de Nash.

Nash se comporta de maneira anormal diante da sociedade e, por isso, sofre muito preconceito. A dificuldade em lidar com as garotas na juventude é um desafio que ele não sabe muito bem como  vencer, assim como suas atitudes consideradas arrogantes pelos colegas o isolam ainda mais, impedindo que ele tenha um convívio social saudável.

Diante do seu brilhante desempenho acadêmico, Nash é contratado pelo governo norte-americano para trabalhar no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Além dessa oportunidade, o genial matemático também começa a dar aulas, atividade que lhe rende a mais importante das conquistas, sua esposa Alicia (Jennifer Connelly).

Depois do casamento, Nash começa a enfrentar as piores crises da sua vida. Esposa dedicada e amorosa, Alicia tem um papel fundamental no seu processo de superação.

Por Camila Guimarães Ribeiro

Lançamento: 2001, EUA

Gênero: Drama

Duração: 135 min

Idioma original: Inglês

Direção: Ron Howard

Produção: Brian Grazer e Ron Howard

Roteiro: Akiva Goldsman

Música: James Horner

Elenco: Russell Crowe, Jennifer Connelly, Ed Harris, Paul Bettany, Adam Goldberg, Vivien Cardone, Judd Hirsch, Josh Lucas, Anthony Rapp, Christopher Plummer, David B. Allen

Oscar: Brian Grazer e Ron Howard (filme), Ron Howard (diretor), Akiva Goldsman (roteiro adaptado) e Jennifer Connelly (atriz coadjuvante)

Indicação ao Oscar: Russell Crowe (ator), James Horner (trilha sonora original), edição e maquiagem

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!