Não se sabe ao certo se Os Trezentos de Esparta (The 300 Spartans), lançado em 1962, é baseado em uma história real ou referente apenas a uma lenda. Por retratar uma guerra entre dois impérios com um número incrivelmente discrepante de soldados, muitos duvidam de sua veracidade.
A batalha entre Esparta e Pérsia começou oficialmente em 480 a.C. No entanto, esses dois impérios já vinham tendo um relacionamento conturbado há aproximadamente 50 anos. O exército espartano era comandado pelo rei Leônidas (Richard Egan), enquanto o exército persa era liderado pelo rei Xerxes (Ralph Richardson).
Em Esparta, os meninos eram treinados para serem bons guerreiros desde pequenos. A preparação física e emocional de cada um deles foi de extrema importância durante a batalha, pois o exército era composto por apenas 300 homens. Já o persa contava com mais de 100 mil soldados.
Além da preparação dos soldados, o exército espartano tinha outra vantagem: a localização geográfica na qual enfrentariam o oponente. Um pastor chamado Elfiates (Kieron Moore) foi impedido de participar da guerra pelo rei Leônidas em virtude de algumas deformidades físicas.
Revoltado, o pastor explica para Xerxes exatamente o que fazer para vencer a batalha. Elfiates conhece bem a região e ensina ao rei como contornar o desfiladeiro para cercar os soldados de Leônidas e rendê-los.
Ao ouvir os conselhos do pastor, Xerxes entra em ação e surpreende Leônidas e seus guerreiros. Estes resistiram e lutaram até a morte, mas não conseguiram vencer os inimigos. Além de contar com um grande número de soldados, o exército persa tinha informações a respeito da região e sabia usá-las a seu favor.
Por Camila Guimarães Ribeiro
Lançamento: 1962, EUA
Gênero: Aventura
Duração: 114 min
Idioma original: Inglês
Direção: Rudolph Maté
Produção: Rudolph Maté e George St. George
Roteiro: George St. George, baseado em história de Gian Paolo Callegari, Remigio Del Grosso, Giovanni D'Eramo e Ugo Liberatore
Música: Manos Hadjidakis
Elenco: Richard Egan, Ralph Richardson, Diane Baker, Barry Coe, David Farrar, Donald Houston, Anna Synodinou, Kieron Moore, John Crawford, Robert Brown, Anne Wakefield, Ivan Triesault, Charles Fawcett, Michalis Nikolinakos
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.