WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Doutor Jivago

Foto: reprodução

Doutor Jivago (Doctor Zhivago) é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos. Lançado em 1965, o drama não segue uma linearidade cronológica, fazendo com que seu conteúdo seja ainda mais rico e original. O filme se passa em meio aos conflitos da I Guerra Mundial.

O médico e poeta Yuri Zhivago (Omar Sharif) foi criado com muito carinho pelos padrinhos após a morte da mãe. Dono de um admirável caráter, Zhivago se sente impotente quando, em meio a diversas manifestações políticas na Rússia, vê muitas pessoas machucadas e é terminantemente proibido de socorrê-las.

Zhivago se casa com a filha de seus padrinhos, Tonya (Geraldine Chaplin), e é convocado para trabalhar na I Guerra Mundial. Em meio a batalha, o médico conhece a enfermeira Lara (Julie Christie) e se encanta pela maturidade com que ela encara a vida. Lara se aventurou a trabalhar na guerra para procurar o marido comunista.

O médico vê Lara como uma mulher muito fria e distante, características que são fruto de experiências já vividas pela bela moça. Lara foi estuprada por Victor Komarovsky (Rod Steiger), namorado de sua mãe na época. A partir desse acontecimento, toda a doçura da menina se transformou em coragem para continuar vivendo e ser uma pessoa honrada.

Entre diversos acontecimentos, Lara vai viver com Victor e Zhivago se desespera de saudade da amada. Certo dia, ao ver uma mulher parecida com ela na rua, o médico tenta alcança-la, tem um ataque cardíaco e acaba morrendo. Lara tem uma filha de Zhivago, mas Victor desaparece com a menina.

O filme é narrado por Yevgraf (Alec Guinness), general e meio-irmão de Zhivago, que está à procura da sobrinha desaparecida. A garota não chegou a conhecer o pai, então Yevgraf registra algumas particularidades da personalidade do irmão para contar-lhe.

Por Camila Guimarães Ribeiro

Lançamento: 1965, EUA

Gênero: Drama

Duração: 201 min

Idioma original: Inglês

Direção: David Lean

Produção: Carlo Ponti

Roteiro: Robert Bolt, baseado em livro de Boris Pasternak  

Elenco: Omar Sharif, Julie Christie, Geraldine Chaplin, Rod Steiger, Alec Guinness, Tom Courtenay, Siobhan McKenna, Ralph Richardson, Jeffrey Rockland, Tarek Sharif, Bernard Kay, Klaus Kinski, Rita Tushingham

Oscar: Robert Bolt (roteiro adaptado), direção de arte, fotografia, figurino e trilha sonora

Indicação ao Oscar: Carlo Ponti (filme), David Lean (diretor), Tom Courtenay (ator coadjuvante), edição e som

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!