WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conduzindo Miss Daisy

O filme Conduzindo Miss Daisy (Driving Miss Daisy) é uma comédia dramática, lançada em 1989,  vencedora de 4 Oscars nas categorias de melhor filme, atriz, roteiro adaptado e maquiagem. O enredo se passa nos Estados Unidos em meados da década de 50, momento de grande intolerância social, racial e cultural no país.

Foto: Cinema e Debate

Daisy Werthan (Jessica Tandy) sofre um leve acidente em casa com seu novo carro e é proibida pelo filho, o empresário Boolie Werthan (Dan Aykroyd), de voltar a dirigir. Mesmo contra a vontade da mãe, ele contrata Hoke Colburn (Morgan Freeman) para ser seu motorista particular. Miss Daisy é uma senhora de 72 anos, judia, teimosa e preconceituosa. Hoke Colburn é um senhor de 70 anos, negro, paciente e íntegro.

O filme trata principalmente sobre a questão do preconceito racial, incitando-nos também a refletir acerca dos desafios de envelhecer, da dificuldade que as pessoas mais velhas têm de aceitar suas limitações físicas e de mudar determinadas concepções concretizadas ao longo da vida. Essas questões são evidenciadas no filme quando Miss Daisy se recusa a parar de dirigir e, posteriormente, quando se recusa a conviver com um motorista negro.

Depois de muita resistência e atitudes preconceituosas em relação a Colburn, Miss Daisy consegue estabelecer um forte laço de amizade com seu motorista, pois percebe que ele é um homem de grande coração e com um caráter inigualável. O respeito e a admiração mútua entre eles podem ser percebidos em uma cena na qual Miss Daisy admite que Colburn é o seu melhor amigo.

Conduzindo Miss Daisy é um filme atemporal por discutir problemas sociais presentes ainda nos dias de hoje. Alguns críticos chamam esse tipo de preconceito de “preconceito disfarçado”, pois, apesar de ser camuflado ao máximo, sabemos que muitas pessoas se sentem superiores às outras por diferenças relacionadas à cor da pele, à religião ou à opção sexual, por exemplo.

Analisando o enredo e principalmente a amizade estabelecida entre os protagonistas, Conduzindo Miss Daisy é um filme que nos ensina como os relacionamentos e os valores humanos estão acima de quaisquer diferenças sócio-culturais.

Por Camila Guimarães Ribeiro

Lançamento: 1989, EUA

Gênero: Comédia Dramática

Duração: 99 min

Idioma original: Inglês

Direção: Bruce Beresford  

Produção: Lili Fini Zanuck e Richard D. Zanuck

Roteiro: Alfred Uhry, baseado em peça teatral de Alfred Uhry

Música: Hans Zimmer

Elenco: Morgan Freeman, Jessica Tandy, Dan Aykroyd  

Oscar: Lili Fini Zanuck e Richard D. Zanuck (filme), Jessica Tandy (atriz), Alfred Uhry (roteiro adaptado) e maquiagem

 

Conduzindo Miss Daisy

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!