WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Agonia e Êxtase

Foto: reprodução

Lançado em 1965, o drama Agonia e Êxtase (The Agony and the Ecstasy) é um clássico dos cinemas cuja história se passa na Europa em meados de 1500.  Tal produção se concentra nos fatos históricos do período renascentista, especialmente na relação conturbada estabelecida entre o homem que se inspira em Deus e o homem que se inspira na arte.

Quando a parte interna da Capela Sistina precisa ser pintada, o Papa Júlio II (Rex Harrison) faz um convite ao italiano Michelangelo Buonarroti (Charlton Heston) para ir até o Vaticano fazer o serviço, já que ele é considerado um ótimo pintor. A princípio, o artista se esquiva e não aceita o convite, porém acaba indo atender ao pedido do Papa.   

Michelangelo considera a pintura da Capela sua maior obra-prima. Assim, aguarda inspiração, foca os detalhes, faz traços minuciosos e trabalha com a alma. O trabalho do artista dura quatro longos anos nos quais ele e o Papa se desentendem diversas vezes. Esses conflitos surgem das diferenças temperamentais entre os dois sujeitos.

O difícil relacionamento entre Michelangelo e o Papa Júlio II evidenciam valores morais e éticos da época renascentista. O religioso se dedica a Deus e não concorda com qualquer outro tipo de adoração, considerado por ele uma ofensa ao Pai. Já Michelangelo se dedica à arte e faz das suas obras-primas um alimento para a alma.

Agonia e Êxtase explora não só a incomparável obra de arte de Michelangelo mas também toda a riqueza arquitetônica de Florença, como as belas catedrais e torres. O drama também foca as principais caraterísticas da Igreja Católica, como as violentas guerras travadas para a conquista de povos e terras e seus valiosos bens materiais, que a tornaram a instituição mais rica e poderosa do mundo.

Por Camila Guimarães Ribeiro

Lançamento: 1965, EUA

Gênero: Drama

Duração: 138 min

Idioma original: Inglês

Direção: Carol Reed

Produção: Carol Reed

Roteiro: Philip Dunne  

Música: Alex North

Elenco: Charlton Heston, Rex Harrison, Diane Cilento, Harry Andrews, Alberto Lupo, Adolfo Celi, Venantino Venantini, John Stacy, Fausto Tozzi, Tomas Milian  

Indicação ao Oscar: Fotografia, direção de arte, figurino, trilha sonora e efeitos sonoros

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!