
A fixação da fragrância em perfumes é composta de odoríferos naturais ou sintéticos, de baixa volatilidade e com aroma mais próximo ao do corpo do perfume. Os fixadores evitam que o corpo do perfume e as notas de acabamento evaporem-se rapidamente. Eles atuam como um peso que se amarra a um balão. O ar quente que impulsiona o balão para cima representa o perfume (muito volátil), e o peso amarrado ao balão, representa o fixador (pouco volátil).
“Enquanto o ar quente impulsiona o balão para cima, o peso puxa-o para baixo”, afirma Francisco Marco Ferreira, professor do Curso a Distância CPT Perfumaria - Sabonetes, Perfumes, Óleos e Sais de Banhos, em Livro+DVD e Curso Online. Todavia, o excesso do fixador é tão prejudicial quanto a sua falta. A fragrância excessivamente fixada dos perfumes não se difunde no ar e, consequentemente, torna-se pouco evidente e quase imperceptível. Comporta-se como um balão, ao qual se atrelou um peso maior que sua força de impulsão.
O acabamento, por sua vez, constitui o toque final que os perfumistas conseguem com extratos florais absolutos e com odoríferos extraídos dos óleos essenciais puros. Esse acabamento confere ao perfume o aroma natural das flores e é responsável pela frescura, suavidade e harmonia aromática da fragrância.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Como Fazer.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.