
Em muitos canis, a maternidade em um canil não é um local fixo, onde existe uma área específica para o parto, principalmente pelo fato de que o responsável pelos cães, que, na maioria dos casos, são os próprios donos do empreendimento, deve estar sempre assistindo à mãe antes e durante o parto e aos filhotes após a parição.
O importante nesse momento é reservar um local quentinho, seco e tranquilo, longe de barulho, ventos e umidade, para que a fêmea se sinta segura e aconchegada para parir. Uma boa opção é construir uma caixa simples, de madeira, com bordas para evitar que a mãe deite em cima dos filhotes ou evitar que algum recém-nascido caia da caixa.
Recomenda-se colocar essa caixa sobre um estrado, com o objetivo de deixar o ambiente ainda mais aconchegante e adequado. Sobre a caixa, deve-se colocar uma lâmpada para aquecer os animais, principalmente, durante a primeira semana de vida dos filhotes. Dependendo da época, esse período pode ser maior ou menor. Basta colocar uma lâmpada comum, de 60 a 100 W, que o problema está resolvido.
Outra opção para alojar a mãe e os filhotes depois do nascimento seria um cesto simples, de palha, desses que você encontra em qualquer casa de produtos para cães, forrado com jornal.
Conheça os Cursos CPT da área Pequenas Empresas.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.