
Um bom manejo, aliado a uma boa qualidade genética dos alevinos é o que faz o sucesso de uma criação. Hoje existem estruturas de produção de alevinos que são grandes empresas, focadas e especializadas na produção de alevinos. "O alevino representa 5% do custo da produção de forma direta, mas, por outra análise, talvez ele represente 90% do sucesso da atividade", afirma Dr. Giovanni Resende, professor do Curso a Distância CPT Criação de Peixes - Como Implantar uma Piscicultura, em Livro+DVD e Curso Online. O produtor desembolsa 5% do seu custo, na compra de alevinos de boa qualidade, mas esse “custo” é responsável por 90% de todo o sucesso da criação.
O que observar nos alevinos no momento da aquisição?
- O bom estado sanitário (se estão movimentando-se normalmente);
- Se estão ágeis;
- Se não apresentam feridas ou escamas soltas;
- Se estão bem padronizados nas cores e nos tamanhos;
- Se são geneticamente melhorados;
- Se são bem-adaptados ao clima e ao sistema produtivo que você vai usar.
Quanto mais uniformes estiverem os alevinos do lote, mais fácil será todo o manejo de alimentação e o manejo final de despesca. Também o produtor obterá lotes homogêneos, o que vai facilitar todo o rendimento operacional dos frigoríficos e abatedouros.
A tilápia é a espécie sobre a qual se busca um melhoramento genético constante e as empresas que são especializadas na produção de alevinos dessa espécie focam grande investimento em melhoramento genético.
Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.