
Contribuir para uma vida mais saudável não se limita apenas a questões como alimentação, moradia e passeios, ela também diz respeito aos cuidados que o ser humano deveria ter com o meio em que se vive. Neste sentido, o plantio de árvores ou arvoretas em vias públicas torna-se, a cada dia, uma atividade rotineira, quer seja para a implantação da arborização ou para a substituição de indivíduos ou espécies.
Para a arborização urbana de um município é aconselhável, aos desenvolvedores do projeto, a escolha de plantas de crescimento lento, uma vez que, normalmente, estas espécies de árvores apresentam folhas persistentes, boa formação de copa (dispensando as podas) e suas raízes são profundas. “ As árvores de crescimento rápido, normalmente, apresentam constituição frágil e com má formação anatômica, quebrando facilmente com a ação do vento", afirma Augusto Luis Ruegger Almeida Neves, professor do
O plantio de espécies de crescimento lento, muitas vezes, conduz à ilusão de que seu desenvolvimento demorará muito e que estas serão mais facilmente danificadas pela população. No entanto, com a escolha de mudas adequadas para o plantio, corrige-se esse problema. Vale lembrar serem consideradas mudas adequadas aquelas que possuem altura de 2,20 metros e um diâmetro superior a dois centímetros.
É importante salientar, também, que o atendimento das exigências específicas, como clima, solo e umidade, pode ser fator decisivo no sucesso da arborização urbana. Comumente, espécies de sombra, plantadas a pleno sol, ou espécies que requerem pouca umidade, plantadas em lugares encharcados, por exemplo, são vistas como responsáveis por planos de arborização fracassados.
Assim, um levantamento prévio de todas as exigências de desenvolvimento da espécie deve ser feito e atendido, na medida do possível, caso queira lograr êxito na arborização do seu município.
Conheça os Cursos CPT da Área Professor Eventual.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.