
Se você tem muito sono após o almoço, saiba que há grandes chances de o motivo estar relacionado a uma alimentação errada. Consumir alimentos ricos em carboidratos simples, como macarrão, arroz, batata, farofa, suco de laranja e sobremesas com muito açúcar, faz com que o organismo tenha um pico de glicemia seguido por uma baixa, principal responsável pela sonolência.
Por que isso acontece?
Ao consumirmos esses alimentos, o nosso sistema digestivo exige do nosso organismo muita oxigenação para realizar suas funções. Para suprir esta necessidade do sistema digestivo, o nosso corpo diminui o fluxo sanguíneo de outras áreas do corpo, inclusive cérebro.
O que fazer para evitar?
Se você tem percebido que a sonolência está atrapalhando seus afazeres diários, a solução é mudar seu cardápio. Consumir mais legumes é uma excelente solução, já que aumentam a sensação de saciedade.
É indicado excluir completamente o carboidrato das refeições para evitar a sonolência?
Não. O ideal é, por exemplo, substituir as carnes gordas pelas magras, como peixe, frango e bovina e suína sem gordura. Aconselha-se, também, a ingestão de arroz integral, quinoa, batata doce e aipim sem excessos.
Para ajudar a combater a sonolência posso fazer uso de estimulantes?
Sim, mas sem excessos. Aconselha-se a ingestão de, no máximo, dois expressos por dia (total de 80 ml) ou 3 xícaras de café coado. Chá preto, chá branco, mate e chá verde, 5 xícaras por dia, são bons estimulantes e também poderão ser consumidos, dando-se preferência às ervas naturais. Os sachês ficam em segundo plano.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: GNT.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.