
Os peixes de água doce, apesar de serem mais tolerantes a variações ambientais que os peixes exclusivamente marinhos, procuram ambientes aquáticos onde encontram maior conforto, em águas mais ou menos quentes, com pH mais adequado ao seu metabolismo e em diferentes concentrações de sais.
“No ambiente de cultivo artificial, devemos reproduzir essas condições ambientais para que possamos obter as melhores produtividades, visto que a qualidade da água interfere na maturação das gônadas, no desenvolvimento embrionário, na sobrevivência das larvas e no crescimento econômico dos peixes”, afirma Dr. Manuel Braz, professor do Curso CPT Produção de Alevinos.
Poluição urbana, adubos utilizados inadequadamente na agricultura e agrotóxicos aplicados de forma incorreta contaminam os mananciais, tornando importante a escolha do local de captação, principalmente para estruturas de reprodução e alevinagem. Possuindo uma fonte adequada de água e, ou utilizando sistemas de recirculação, passamos a nos ocupar com os metabólitos gerados pelos organismos cultivados e pelas algas e bactérias que compartilham o mesmo ambiente.
A interação “água, solo e seres vivos” é a chave do sucesso na produção de quaisquer organismos aquáticos e as atividades químicas e biológicas desencadeadas por eles é que possibilitam não só a sobrevivência, mas uma produção econômica e com qualidade dos produtos gerados.
Leia outra(s) matéria(s) da área:
- Criando surubins? Saiba como realizar a despesca
Quer saber mais sobre o curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.