
O Linux propriamente dito é o sistema operacional do computador, o programa responsável por fazer o computador funcionar e conversar entre os seus diversos componentes. Portanto, ele é o responsável pela comunicação entre os diversos hardwares como monitor, teclado, mouse e até impressoras e os softwares, que são os aplicativos que você usa no dia a dia.
Parte desse sistema operacional é composto pelo kernel. Esse nome vem do inglês, e significa “núcleo”. Ele é a alma do computador e tem a função de fazer a ligação entre o processamento dos dados e os programas. Ele pode ser visto como uma interface entre os programas e todo o hardware.
Cabe ao kernel as tarefas de permitir que todos os processos sejam executados pela CPU e permitir que estes consigam compartilhar a memória do computador. Portanto, ele é o responsável, no sistema operacional, por realizar a conexão entre o hardware e os softwares, possibilitando que os programas sejam executados e possam utilizar os recursos do computador. O núcleo (kernel) também deve garantir, por exemplo, que a memória RAM seja usada em seu potencial, sem risco para o computador (SACRAMENTO, 2014).
Por Silvana Teixeira.
Conheça o Curso CPT Instalação e Configuração do Linux.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.