
Segundo Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso CPT administração Financeira na Pequena Empresa, "A definição do Preço de Vendas (PV) é um valor desejado de preço com que a mercadoria será colocada à disposição do mercado para que a empresa obtenha o lucro pretendido". Sabe-se, todavia, que o mercado e as características da empresa são quem determina o preço possível, manifesto em exigências governamentais, custos de aquisição das mercadorias, nível de atividade da empresa e a remuneração do capital investido no negócio (lucro).
A definição do preço de venda para mercadorias visa:
- Proporcionar à empresa a maximização dos lucros;
- Permitir a manutenção da qualidade, atendendo aos anseios do mercado com o preço praticado;
- Contribuir para a definição de níveis de venda desejados.
Alguns fatores merecem destaque na definição do preço de venda, em função do impacto que causam no preço final. Alguns podem ser modificados, visto que dependem apenas de decisões internas da empresa, chamados de fatores controláveis. Já outros independem dessas decisões e são considerados fatores incontroláveis.
Fatores controláveis
Os fatores controláveis são, por exemplo, os custos de estocagem, processos produtivos, utilização da capacidade de produção, despesas administrativas, dentre outros.
Fatores incontroláveis
Os fatores incontroláveis são os impostos, frete, custo da mercadoria vendida.
Observados esses fatores, a fixação do preço se tornará mais fácil e precisa, bastando muita atenção e observação ao custo real do produto.
Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.