
Também chamado de endro ou aneto, o dill é um tempero conhecido e muito utilizado na culinária do leste europeu e do oriente médio. Possui grau de parentesco com a cenoura, a erva-doce e a salsinha, com sabor e aroma delicados, ao passo que as sementes apresentam forte picância.
O professor José Damião, do Curso CPT Hidroponia de Plantas Medicinais e Condimentares, constituído de Livro+DVD, afirma que esse condimento tem conquistado cada vez mais o paladar das pessoas ao redor do mundo, sendo amplamente utilizado em diversos países.
Além do uso culinário, essa planta possui outros usos, como é o caso medicinal e na perfumaria, aproveitada para aromatizar, clarear a pele e até fortalecer as unhas. As folhas, que são ricas em sais minerais, fibras vegetais e vitaminas também podem ser usadas em diversos pratos, a exemplo do salmão, que promove a combinação perfeita em questão de textura e sabor.
Para garantir seu frescor, recomenda-se guarda-lo na geladeira, em sacos próprios para alimentos ou recipientes fechados. Caso a preferência seja pelo dill seco, a melhor forma de conservá-lo é em vidros fechados.
No caso do uso medicinal, ele pode auxiliar na diminuição de cólicas estomacais e instestinais, resfriados, soluços e, também, em inflamações oculares.
Já para o uso em receitas, confira duas que vão te deixar com água na boca:
SALMÃO CURADO GRAVADLAX
Ingredientes
600 g de filé de salmão em um só pedaço, com pele e totalmente sem espinhas;
150 g de açúcar mascavo;
1/3 de xícara (chá) de sal grosso;
1 colher (sopa) de pimenta-do-reino grosseiramente quebrada.
Modo de preparo
- Abra um retângulo de uns 30 × 25 cm de filme plástico sobre uma tábua e, sobre ele, coloque o filé de salmão com o lado da pele para baixo.
- Em uma tigela média, misture o açúcar, o sal, a pimenta, o zimbro e o endro, depois espalhe bem ¾ da mistura sobre o lado da carne do peixe, então vire e besunte o lado da pele com ¼ restante.
- Embrulhe com o filme plástico. Faça umas 3 camadas de filme para fechar bem e transfira o pacote para uma assadeira. Coloque um peso por cima e leve à geladeirapara marinar por 72 h. Vire-o de tempos em tempos.
- Depois das 72 horas, desembrulhe, raspe toda a superfície com uma faca para descartar o excedente da marinada, seque muito bem com papel absorvente e guarde por até 3 dias na geladeira.
- Na hora de servir, fatie o peixe bem fininho na diagonal sem aproveitar a pele. Sirva com pão, iogurte ou creme de leite bem espessos, folhas e mostarda.
SHOT DE IOGURTE COM PEPINO E DILL
Ingredientes
2 copos de iogurte natural;
200 g de pepino sem sementes;
20 g de dill;
pimenta-do-reino branca a gosto;
sal a gosto.
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos e coloque em copos shot. Sirva frio.
Conheça os Cursos CPT da Área Plantas Medicinais:
Hidroponia de Plantas Medicinais e Condimentares
Farmácia Viva – Utilização de Plantas Medicinais
Plantas Medicinais e Aromáticas – Colheita e Beneficiamento
Fonte: Revista Casa e Jardim – revistacasaejardim.globo.com
Receitas: Revista Casa e Jardim – revistacasaejardim.globo.com
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Maria Thereza Montenegro
2 de mai. de 2023Adoro estes cursos podem me enviar algumas receitas com temperos especiais?

Resposta do Portal Cursos CPT
2 de mai. de 2023Olá, Maria Thereza Montenegro! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT