
O orçamento é um importante instrumento financeiro, dirigindo você, administrador familiar, pelo caminho correto, como se fosse um mapa. “Elaborar orçamentos é fundamental para a se conquistar liberdade financeira pessoal e familiar e é, também, a ferramenta mais simples e útil para esse objetivo”, afirma Prof.ª Dr.ª Nerina Aires Coelho Marques, do Curso CPT Finanças na Família - Administração e Controle.
Deixar de definir um orçamento familiar é se predispor a certos problemas financeiros. Muitas pessoas resistem à tentativa de estabelecer um orçamento, porque vêm como uma tentativa de controlar suas vidas. Pelo contrário, a orçamentação libera sua vida, impondo limites à dívida e ao stress que pagamentos de dívida grande causam.
Embora orçamento pessoal ou doméstico requer responsabilidade, você não precisará abrir mão da sua liberdade pessoal. É na verdade uma vantagem saber exatamente quais são suas limitações financeiras. Orçamento é apenas um plano, uma maneira de usar dinheiro com propósito e evitar gastos não planejados e fúteis. O bom é que se você planejar seus gastos, não se pegará gastando dinheiro que não tem ou não está planejado a ter.
Orçamento é também uma excelente forma de evitar o uso desenfreado de cartão de crédito. Ao gerenciar orçamento, você será capaz de ver onde pode eliminar muitos dos seus gastos. Isso permitirá pagar a vista sem ter que depender do uso do cartão de crédito.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Planejamento financeiro familiar: por que vale a pena fazer?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Casa Prática.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.