
A tripa usada para a produção do paio deve ser uma tripa mais grossa, em torno de 32 a 34 mm. “O comprimento dos gomos, por sua vez, deve ser de aproximadamente 30 cm e devem ser amarrados individualmente, na forma de uma ferradura”, afirma Newton de Alencar, professor do Curso CPT Produção de Embutidos - Fabricação Artesanal e Escala Industrial.
Depois da embutidura, leva-se o produto até o defumador onde vai ficar defumando por, aproximadamente, cinco horas, a uma temperatura de 75ºC. O paio deve ficar mais tempo no defumador do que as linguiças.
Logo após a defumagem, o paio já está pronto para ser consumido. No caso de ser necessário o armazenamento da peça, basta escolher um local bem seco, ventilado e livre de moscas. A linguiça defumada mantém suas características durante muitos meses, desde que protegida de seus inimigos: a umidade, que provoca o mofo, e a mosca, que deposita seus ovos na carne, tornando o produto imprestável para o consumo.
Gostou do assunto? Leia a(s) matérias(s) abaixo:
- O descarte de efluentes em fábricas de embutidos
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Indústria da Carne.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.