
Para quem pretende produzir e comercializar doces em caldas e compotas, uma dica de ouro: atenção especial aos banheiros, pois a sua produção artesanal de doces depende disso.
Lavabos, vestiários e banheiro de uso próprios e, ou de funcionários devem estar completamente separados das áreas de processamento, de embalagem e de armazenamento, a fim de evitar a proliferação de germes e bactérias aos alimentos processados, afirma Prof.ª Maria da Graça Bragança, do Curso Como Produzir Doces em Calda e Compotas. Além disso, o refeitório ou cantina, quando existente, deve seguir a mesma recomendação.
É obrigatória a existência de lavatórios próximos dos locais de processamento, para que os manipuladores possam lavar e secar adequadamente as mãos. As pias para higienização das mãos não devem ser usadas para a higienização das frutas. É importante, inclusive, haver papel-toalha próximo aos lavatórios.
Importante
- É extremamente proibida a instalação de vaso sanitário do tipo “turco” em unidades de processamento de alimentos. Os banheiros devem possuir papel higiênico.
- Os tanques para lavagem de panos de limpeza devem ser exclusivos para essa finalidade.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Aprenda mais sobre o assunto. Leia as matérias abaixo:
- Produzir doces de frutas em calda é excelente atividade para quem precisa ficar em casa
Conheça os Cursos CPT da área Indústria Caseira.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.