WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vai cuidar de éguas gestantes? Aqui, 5 dicas para você

Para a manutenção da saúde da égua prenhe o manejo deve ser criterioso e bem planejado


A gestação da égua ocorre no período de 11 meses, ou seja, cerca de 330 dias. Entretanto, para a manutenção da saúde do animal prenhe o manejo deve ser criterioso e bem planejado.


"Quando uma égua está grávida, é importante ter alguns conhecimentos e cuidados prévios por parte de seu cuidador, a fim de garantir a saúde não só dela, quanto também do potro que nascerá", explica Prof.ª Dr.ª Maria Gazzinelli Neves, do Curso CPT Reprodução de Equinos.

Vai cuidar de éguas gestantes? Aqui, 5 dicas para você


Pensando em ajudar você, que foi escalado para o manejo de éguas gestantes, abaixo 5 dicas para facilitar o seu trabalho:


1- Evite manter as éguas grávidas junto com as vazias e permita que elas façam exercícios adequados até um ou dois dias antes do parto, mas evite esforços excessivos.
2- No último terço da gestação, é melhor manter as éguas em um pasto próximo à cocheira para facilitar as inspeções diárias. As cocheiras devem ser usadas apenas para protegê-las de tempestades.
3- Quanto à alimentação das éguas grávidas, é necessário ter alguns cuidados. Nos últimos três meses de gestação, se a égua pesar cerca de 500 kg, ela precisará de 18 mil calorias de energia por dia. Essa energia pode ser obtida por meio da alimentação com carboidratos, gorduras e proteínas. No Brasil, o milho é uma fonte de energia mais acessível.
4- Durante os primeiros três meses de amamentação, a quantidade de calorias deve aumentar para 28 mil por dia. Além disso, é importante fornecer à égua cerca de 40 a 50 litros de água diariamente. Se a égua gestante pesar em torno de 500 kg, ela também precisará de 470 g de proteínas diárias. O farelo de soja pode ser usado como uma fonte de proteína. Nos primeiros três meses de amamentação, essa quantidade deve aumentar para 950 g. Alimentar a égua com bastante forragem de boa qualidade fornecerá todas as vitaminas necessárias. Certifique-se de disponibilizar sal mineral nos cochos à vontade.
5- Quanto ao momento do parto, alguns sinais indicam que ele está próximo. De 6 a 2 semanas antes, o úbere da égua começa a se desenvolver e ficar mais arredondado. De 6 a 4 dias antes, o leite começa a descer para as tetas. De 48 a 24 horas antes, algumas gotas de leite podem pingar do úbere ou coagular nas tetas.

Para obter mais informações sobre reprodução de cavalos, recomendamos o Curso CPT Reprodução de Equinos. O curso oferece orientações sobre a anatomia e fisiologia do garanhão, anatomia do sistema reprodutor da égua, comportamento da égua durante o ciclo estral, detecção do cio, inseminação artificial, fecundação, sinais de gestação e muito mais. Também convidamos você a ler nosso outro artigo sobre como identificar o cio e a gestação nas éguas.

Fazer um curso de capacitação é fundamental para realizar um bom trabalho e garantir o bem-estar das éguas prenhas. Invista na sua formação para se tornar um profissional ainda melhor!


Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?