
A escolha dos pintinhos é a etapa inicial no processo produtivo de uma granja. “Um lote saudável, livre de micoplasmas e com boa imunidade é fator importante para o sucesso da criação”, explica Marcelo Dias da Silva, professor do Curso CPT Criação de Frango e Galinha Caipira.
Características de pintinhos saudáveis e de boa qualidade:
• Ser proveniente de incubatório idôneo, com controle sanitário eficiente.
• Ser vacinado contra Marek, no incubatório.
• Ser transportado em caixas desinfetadas e com forração de qualidade.
• Apresentar peso próximo a 42 g e ser ativo.
• Apresentar tamanho e cor uniforme.
• Apresentar plumagem seca e macia e sem emplastamento na cloaca.
• Apresentar olhos brilhantes, canelas lustrosas e umbigo bem cicatrizado.
- Recepção dos pintos no galpão
Aconselha-se fazer nova desinfecção das instalações e dos equipamentos dois dias antes de alojar os pintos. Antes da chegada dos pintos na granja, verificar as condições de funcionamento e de limpeza dos equipamentos e do galpão.
- Cuidados especiais
Logo que chegam à granja os pintos são tratados com todo o cuidado, pois ainda são muito frágeis. Principalmente em relação ao calor, já que os pintos são animais pecilotérmicos, ou seja, não têm capacidade de regular a temperatura corporal própria, tendo a temperatura do corpo igual a do ambiente. Quando crescem, o sistema termorregular se desenvolve e passam a ser animais homeotérmicos, quando mantêm a temperatura do corpo constante, independente da temperatura do ambiente.
- Círculo de proteção
Para os pintinhos, o ambiente quente é fundamental para a sobrevivência, eles devem ficar juntos e bem aquecidos, o que se obtém com a utilização de um cercado, chamado círculo de proteção. A finalidade do círculo é concentrar o calor e manter os pintos sempre próximos à fonte de calor. Deve-se, portanto, tomar todos os cuidados.
- Campânula
A campânula é a fonte artificial de calor mais utilizada nesta fase. As campânulas devem ser ligadas e os bebedouros abastecidos duas a três horas antes da chegada dos pintos. No momento de soltá-los, deve-se retirá-los das caixas e molhar o bico de alguns deles no bebedouro, pois isso servirá de orientação da fonte de água. As caixas vazias devem ser retiradas do galpão. Duas horas após a distribuição dos pintos nos círculos de proteção, disponibilizar os comedouros abastecidos com a ração. É importante verificar a quantidade de ração fornecida, bem como o comportamento dos pintinhos dentro do círculo de proteção ou do pinteiro, observando se há casos decanibalismo e de morte.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.