
A implantação do calendário de vacinação é o primeiro passo para o manejo sanitário, explica Dr. Paolo Antônio Dutra Vivenza, professor do Curso CPT Clínica Médica de Bovinos. Existe um calendário geral adequado para todas as fazendas, mas é necessário também atender às necessidades de cada propriedade.
Controle de endo e ectoparasitas
O controle estratégico de endo e ectoparasitas é indispensável para manter a saúde e o pleno desenvolvimento produtivo dos animais.
- Ectoparasitas: os carrapatos causam tristeza parasitária nos animais, especialmente em bezerras. Quando infectada por carrapato, o animal tem a produção de leite comprometida, anemia, entre outros problemas.
- Endoparasitas: verminoses que afetam especialmente animais jovens. Esses devem ser vermifugados pelo menos a cada 30 dias, aumentando esse tempo na medida em que eles forem envelhecendo.
Nesse contexto, é precioso desenvolver estratégias para prevenir as doenças decorrentes dessas parasitoses, buscando um benefício maior, que é o status imunológico do rebanho.
O calendário apresentado na figura abaixo traz as principais vacinas para o rebanho, inclusive para controle de carrapatos e aquelas obrigatórias.

Foto: Calendário sanitário básico.
Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas: quando instalar?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.