WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vaca em pré-parto? Aqui os principais cuidados e manejo. Parte 2

Dicas práticas para melhorar o cuidado e o manejo das vacas leiteiras


De acordo com Pedro Henrique de Araújo Carvalho, professor do Curso CPT Estratégias de Alimentação para Vacas em Pré-parto e Lactação, ele enfatiza a importância do consumo de matéria seca durante o período pré-parto.


Essas ações se concentram no consumo de matéria seca, que é o principal determinante da eficiência durante o período pré-parto. À medida que a data do parto se aproxima, o consumo de matéria seca pela vaca diminui, principalmente devido a fatores hormonais, como a alta concentração de estrógeno, a queda na progesterona no final da gestação e a liberação de cortisol fetal pelo útero gravídico.


Portanto, todo o manejo nutricional do pré-parto deve focar em aumentar o consumo de matéria seca e de nutrientes específicos para atender às necessidades da vaca e do feto.


Algumas ações incentivam os animais em pré-parto a consumirem mais matéria seca, sendo todas elas relacionadas, de algum modo, ao controle do estresse, uma vez que taxas de estresse, associadas ao desconforto natural da gestação, reduzirá drasticamente o consumo de matéria seca.


Lotes e instalações:

É importante enfatizar que submeter as vacas a trocas constantes de lotes ou instalações causa bastante estresse. Esse estresse pode ocorrer devido à dificuldade de locomoção ou à entrada e saída de novos animais no lote, desorganizando a hierarquia social estabelecida. Animais mais submissos são frequentemente inibidos na hora de se alimentarem.

Para minimizar esses problemas, o ideal é:

Separar primíparas e multíparas: Dividir as vacas em lotes diferentes, separando as primíparas das multíparas. Isso evita disputas e proporciona maior conforto e espaço para cada grupo.

Essa separação ajuda a reduzir o estresse e melhora o consumo de matéria seca, contribuindo para a saúde e o bem-estar dos animais no pré-parto.


Outro aspecto importante é evitar a competição por alimento através da forma como a dieta é oferecida:


Animais a pasto com suplementação: Estes animais tendem a acessar o cocho todos ao mesmo tempo quando recebem suplementação volumosa ou concentrada.


Animais confinados com dieta total: Estes animais não necessariamente buscam o cocho simultaneamente, pois o alimento está disponível em quantidade e qualidade adequadas ao longo das 24 horas do dia.


Para ambas as situações, é importante garantir um espaço de cocho adequado, evitando que a hierarquia entre os animais influencie o acesso ao alimento. O espaço de cocho recomendado para vacas no pré-parto é de 90 cm a 1 metro por animal, para estimular o consumo e garantir que todos tenham acesso suficiente ao alimento.


Estresse térmico:

O estresse térmico é um grande fator de prejuízo na produção, pois aumenta as exigências de mantença e reduz o consumo. Isso impacta negativamente não só a vaca, mas também seus descendentes. Para mitigar o estresse térmico, deve-se controlar a temperatura ambiental com ventilação e aspersão.


A quantidade de vacas deitadas na propriedade é um indicativo de conforto. Quanto mais vacas deitadas ou consumindo alimento, melhor o conforto dos animais.


O manejo nutricional e a redução do estresse são fundamentais para garantir a saúde e produtividade das vacas no pré-parto, influenciando diretamente a eficiência do sistema produtivo.


Vaca em pré-parto? Aqui os principais cuidados e manejo. Parte 2

Para ler a parte 1 clique aqui!

O Curso CPT Estratégias de Alimentação para Vacas em Pré-parto e Lactação, é a melhor escolha para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados, orientações práticas e técnicas fundamentais para alcançar o sucesso profissional e uma rentabilidade financeira. Invista em você. Invista em conhecimento.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Leite.

Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?