WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vaca em pré-parto? Aqui os principais cuidados e manejo. Parte 1

Dicas práticas para melhorar o cuidado e o manejo da vaca leiteira


O período pré-parto inclui os 21 dias antes do parto e faz parte do período de transição, que abrange os 21 dias antes e os 21 dias após o parto. Durante o pré-parto, a vaca está no período seco, uma pausa essencial na lactação para a recuperação das glândulas mamárias e renovação celular para futuras lactações,  explica Pedro Henrique de Araújo Carvalho, professor do Curso CPT Estratégias de Alimentação para Vacas em Pré-parto e Lactação.


Muitos produtores acreditam que vacas no pré-parto são prejudiciais, pois não produzem leite, e acabam negligenciando essa fase. No entanto, como veremos ao longo deste texto, não fornecer os cuidados necessários às vacas no pré-parto pode causar grandes consequências para a produção, que podem durar anos.


Durante a fase pré-parto, há várias limitações relacionadas à própria vaca, ao manejo desses animais e ao aproveitamento da dieta, exigindo particularidades no manejo nutricional.



As vacas no pré-parto consomem menos matéria seca porque boa parte da sua cavidade abdominal está ocupada pelo feto, reduzindo o espaço no rúmen para a digestão dos alimentos. Entretanto, o feto está em crescimento acelerado, com ganho de peso de até 500 g a 1 kg por dia, retirando seus nutrientes diretamente da nutrição da mãe.



Além disso, as nulíparas, no pré-parto, passam por um desenvolvimento acelerado da glândula mamária, culminando na produção de colostro, que se intensifica nas últimas horas antes do parto, mas começa cerca de 30 dias antes. O colostro, devido à sua alta densidade energética, requer uma grande quantidade de nutrientes para ser formado.


O consumo decrescente de matéria seca a partir da terceira semana pré-parto coloca a vaca em um balanço energético e proteico negativo. Assim, o animal precisa mobilizar tecido corporal para atender às necessidades de manutenção, formação do colostro e desenvolvimento fetal.


Em vacas de alta produção, o balanço energético negativo é inevitável, mas os produtores podem tomar medidas para diminuir sua intensidade. Algumas ações importantes incluem:

Prevenção de distúrbios metabólicos: Evitar que as vacas, especialmente as de alta produção, sofram de hipocalcemia, cetose e esteatose hepática.


Manutenção do aporte nutricional para a glândula mamária: Assegurar que a vaca receba nutrientes suficientes para uma boa produção de colostro.


Garantia do aporte nutricional para o útero gravídico: Fornecer nutrientes adequados para o feto crescer de maneira saudável, garantindo um peso satisfatório ao nascimento.


O cuidado com as vacas no período pré-parto é fundamental para garantir que elas fiquem saudáveis e produtivas. Focar na alimentação correta, evitar problemas de saúde e reduzir o estresse ajuda a minimizar os efeitos negativos do balanço energético negativo, assegurando que as vacas comecem a produção de leite em boas condições. Essas práticas melhoram o bem-estar dos animais e aumentam a eficiência da produção.


Vaca em pré-parto? Aqui os principais cuidados e manejo. Parte 1

Para ler a parte 2 clique aqui!

O Curso CPT Estratégias de Alimentação para Vacas em Pré-parto e Lactaçãoé a melhor escolha para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados, orientações práticas e técnicas fundamentais para alcançar o sucesso profissional e uma rentabilidade financeira. Invista em você. Invista em conhecimento.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Leite.

Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?