
O trauma de crânio caracteriza-se por qualquer agressão que acarrete lesão anatômica, ou comprometimento funcional do couro cabeludo, crânio, meninges ou encéfalo. "No trauma de crânio, a avaliação inicial é essencial e de suma importância, pois, em alguns casos, a vítima, aparentemente, está em boas condições neurológicas, mas podem ocorrer lesões relacionadas a esse mecanismo", afirma Luciana Pereira de Moraes, professora do Curso a Distância CPT Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências, em Livro+DVD e Curso Online. Também, auxiliará na definição de como se tratar essa vítima.
As principais características do trauma de crânio são uma deformidade de crânio (afundamento, abaulamento), dor, inchaço local, manchas roxas nas pálpebras e pupilas desiguais. Também, é significativa a saída de sangue, ou líquido cefalorraquidiano, dos ouvidos ou nariz; paralisia de um lado do corpo ou de ambos os lados; e confusão mental progressiva. Além desses sintomas, a vítima apresenta pulso lento e forte, alterações respiratórias, náuseas e vômitos, visão embaralhada e dor de cabeça. Um exame neurológico mínimo deve ser realizado repetidamente em qualquer vítima com trauma craniencefálico (método AVDI); a partir desse exame, deve-se avaliar o nível de consciência, a função pupilar e o déficit motor.
Para se prestar o socorro ao trauma de crânio, deve-se inicialmente colocar um pano limpo por sobre o ferimento, sem apertar o mesmo e realizar o enfaixamento. Para ferimentos no crânio, primeiro faça uma compressão com uma gaze e, depois, realize o enfaixamento.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.