
No dicionário, a palavra líder significa condutor, guia, comandante, regente. Ou seja, líder é aquele que conduz um grupo, uma equipe. Entretanto, para que a sua liderança surta bons resultados e se efetive, o grupo liderado deve reconhecer suas habilidades. Por isso, um líder deve unir a técnica com a arte, para conquistar os integrantes de uma equipe e, assim atingir as suas metas. Em outras palavras, o líder deve envolver o seu grupo, para que seja capaz de gerenciá-lo com sucesso.
Para ser capaz de gerenciar uma equipe, um líder de sucesso precisa:
1. Ser capaz de ouvir.
2. Ter verdadeira estima pelas pessoas, conhecendo cada um que compões sua equipe.
3. Aceitar os pontos de vista dos outros, primando por um bom relacionamento de trabalho.
4. Controlar seus próprios sentimentos e variações de humor.
5. Fazer com que os outros participem da responsabilidade da equipe.
6. Demonstrar equilíbrio, segurança, calma e otimismo.
7. Ter uma maneira positiva de encarar a vida.
8. Acreditar que a equipe de trabalho pode realizar o que se propõe.
9. Tratar o grupo como um todo.
10. Ser realista quanto aos objetivos de trabalho da equipe.
11. Ter capacidade de ajuda e de ensinamento.
12. Prontificar-se a mudar suas próprias atitudes ao aprender com outros.
13. Ter sensibilidade para o que é adequado.
14. Ter percepção para a boa harmonia, sabendo quando levar adiante um assunto.
15. Conduzir a equipe com responsabilidade, para o cumprimento das obrigações.
Por Andréa Oliveira.
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