
Se você ouviu dizer que cavalos possuem aparelho de amortecimento e achou estranho, saiba que é verdade!
“Esse aparelho tem a finalidade de amortecer o choque resultante do peso do animal de encontro ao solo e, através da pressão, bombear o sangue venoso de volta às partes superiores do corpo do cavalo”, afirma Dr. Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso CPT Aparação de Cascos, Correção de Aprumos e Ferrageamento de Cavalos.
O aparelho de amortecimento dos cavalos é constituído pelo Coxim plantar e pelas Cartilagens complementares, em que:
- O coxim plantar é uma grande cunha de tecido fibro-elástico, situado na parte de trás do pé. É pontiagudo na frente e bifurcado atrás. Tem, por base, as malhas do tecido fibroso, uma polpa amarela formada pela mistura de fibras elásticas, fibras de tecido conjuntivo e células de gordura.
- As cartilagens complementares estão unidas, pela face interna, ao coxim plantar, para constituir o aparelho de amortecimento. A forma das cartilagens não é idêntica para os quatro pés. As anteriores são mais espessas e mais fortes, acima da coroa e, no mesmo pé, a cartilagem interna é mais desenvolvida que a externa. A ossificação é sempre maior do lado externo.
Gostou do assunto? Leia também a(s) matéria(s) a seguir:
- Tire sua dúvida: Por que colocar ferraduras nos cavalos?
-Tire sua dúvida: Por que os cascos dos cavalos se desgastam?
- Tire sua dúvida: Há diferença entre os quatro cascos de um cavalo?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.