
Tintura vegetal consiste na incorporação de pigmentos naturais na formação do fio de cabelo. São as chamadas tinturas progressivas.
O que é e como age?
O processo da incorporação de pigmentos na formação do fio de cabelo é lento e, em geral, é feito com pigmentos naturais, tais como o encontrado na henna ou na camomila. Devido ao uso constante, de xampus e, ou condicionadores, contendo esses pigmentos, como a henna e camomila, estes começam a fazer parte dos novos fios de cabelos formados.
Segundo Mitsue Mary Ávila Watanabe, professora do Curso a Distância CPT Como Colorir Cabelos Femininos e Masculinos, em Livro+DVD e Curso Online, “Realmente a henna não entra na cutícula do fio. Mas, por ter tanta afinidade com o fio, ela adere facilmente à superfície. É como que se ela encapasse o fio de cabelo”.
A ação da henna é cumulativa; quanto mais se aplica mais a cor vai se aderindo. O tempo ideal de reaplicação é de vinte dias. Se esse tempo for encurtado, aí sim, pode haver problema porque a cor pode demorar mais tempo para sair. A henna natural sempre tem nuances avermelhadas ou acobreadas. Mas, há marcas que misturam o pó extraído da planta natural a metais mais pesados. Nesse caso, os produtos têm uma química mais forte e podem até mesmo modificar a estrutura do fio. Desconfie de hennas com cores que fogem às nuances
mais comuns (como a preta, por exemplo).
Vantagens das tinturas vegetais
- Dá volume e brilho aos fios.
- Ideal para reequilibrar o excesso de oleosidade dos cabelos.
- A cor vai saindo conforme se lava os cabelos, depois de um mês.
Desvantagens das tinturas vegetais
- Com as sucessivas reaplicações, vai ressecando demais o cabelo e a cor não fica mais uniforme.
- O efeito é cumulativo. Depois de repetir o processo algumas vezes, o cabelo fica com um tom avermelhado definitivo, já que uma dose considerável do produto acaba impregnando na estrutura do fio.
Fique esperto quando escutar que a henna trata o cabelo. Isso é pura lenda.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Salão de Beleza.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.