
A fitoterapia utiliza plantas medicinais para tratamento de doenças. Os princípios ativos das plantas, que são substâncias com efeito farmacológico, são a base desse tipo de tratamento. Dependendo da quantidade, podem ser tóxicos.
“Os princípios ativos podem estar presentes na planta como um todo ou em partes da planta, como flores, folhas, frutos, caule, raízes ou sementes”, afirma Olinto José de Oliveira Neto, professor do Curso CPT de Florais – Preparo e Utilização.
As plantas são utilizadas na forma de chás, tinturas, xaropes, emplastros, cataplasmas, banhos, pós e extratos secos encapsulados.
A terapia floral utiliza apenas as flores na preparação das essências. A essência é utilizada muito diluída, não tendo matéria física suficiente para ter efeito farmacológico.
As essências florais nunca são tóxicas, pois têm natureza vibracional, sendo utilizadas para tratar doenças emocionais e não físicas.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Plantas Medicinais.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.