
A lactose é o açúcar natural do leite, classificado como dissacarídeo, formado por uma molécula de glicose e galactose, com um poder adoçante inferior ao da sacarose (açúcar de cana), razão de sua percepção ser menor quando ingerimos o leite. Na indústria láctea, a lactose fornece energia para bactérias ácido-láticas (a qual denominamos de fermento lático ou cultivo lático). “Para ser absorvida pelo intestino, a lactose deve ser quebrada em porções menores, por meio da ação de uma enzima chamada lactase, nativa no intestino delgado e na superfície da mucosa intestinal”, afirma André Luís de Almeida Guedes, professor do Curso a Distância CPT Produção de Queijos de Leite de Cabra, em Livro+DVD e Curso Online.
Quando há deficiência da lactase, mesmo que parcial, as quantidades de lactose ingeridas não são hidrolisadas (quebradas) e permanecem intactas no intestino delgado, atraindo água para a região e provocando dores e edemas. A lactose não-absorvida passa então para o intestino grosso, sendo utilizada pelas bactérias (ocorrendo fermentação). Esse processo produz gás e atrai ainda mais água. O resultado é dor, edemas, flatulência, diarreia, além de comprometer a digestão e absorção de outros nutrientes.
Cerca de 75% das pessoas no mundo, à medida que envelhecem, perdem a maior parte da sua capacidade de produzir lactase. A má absorção de lactose é mais predominante nas populações nativas da Austrália, Oceania, leste e sudeste da Ásia, África Tropical e Américas.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Formação Profissional em Laticínios.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.